ÉTICA E MORAL...
A confusão é antiga pública e notória Desde os primórdios da nossa longínqua história E sempre há de causar u'a confusão mental Porque na dura prática são diferentes Porém no dia-a-dia são quase parentes Essas duas gigantes: Ética e moral.
Ética vem do grego (ethos), quer dizer Nossa maneira autêntica e ímpar de ser Emoldurados numa auréola de cetim... A moral vem do "mores" e dita em negrumes As normas milenares dos vários costumes De um povo, de uma tribo e advém do latim.
Durkheim há muito tempo em seu viver pregava Que a moral florescia e aos fatos se aplicava Com sua robustez e autenticidade Como a grande "ciência dos costumes", tendo A sua rica origem valorada e sendo Anterior à nossa própria sociedade.
Em mil e novecentos e oitenta e quatro, "Motta" dissera em dorso altivo de teatro Na sua exatidão de etéreos esplendores Que o homem se orienta na sociedade Pra garantir a nossa santa integridade Com a ética - conjunto de vastos valores.
Moral sempre existiu, pois todo ser humano Possui a consciência e mesmo sendo insano Em seus agrupamentos filtra o bem e o mal... E é isso que difere hermeneuticamente Fazendo-nos pensar concomitantemente Na grande diferença de ética e moral.
A ética surgiu com Sócrates, figura Detentora de loiros e sábia cultura Que via em tal poder prazer e sapiência... Ela investiga as normas pela emoção E não permite ao homem agir por tradição Mas por convicção e austera inteligência.
Em mil e novecentos e noventa e oito "Vasquez" aponta a ética e em tom afoito Diz que a mesma é teórica e reflexiva... Enquanto que a moral é tão somente prática, Uma completa a outra e na coluna enfática O "conhecer e o agir" permitem que se viva!
A ética e a moral são os maiores valores Que o homem livre leva dentre os mil amores E as usa ou faz de si uma ilusão perdida... Tecendo o livre arbítrio em prol das criaturas Formando um ambiente de brilho e doçuras, Respeitando e adorando a valorosa vida! Nizardo Wanderley
Enviado por Nizardo Wanderley em 04/09/2008
Alterado em 13/06/2009 |